Rod. SP 215 Km 58,5
Casa Branca – Sta. Cruz das Palmeiras
História da Jabuticabeira

História da Jabuticabeira

A jabuticaba (em tupi ïapotï’kaba), também chamada de guapuru em São Paulo, é o fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira, nativa da Mata Atlântica. Características da planta A jabuticabeira é uma planta que exige sol moderado e pleno.

A árvore, de até dez metros de altura, tem tronco claro, manchado, liso, com até quarenta centímetros de diâmetro. As folhas da jabuticabeira têm até sete centímetros de comprimento. A jabuticabeira floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos.

As flores crescem em aglomerados no troco e ramos. É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil Colônia, em pomares domésticos. Na cidade de Casa Branca, no interior de São Paulo, é realizada, todos os anos, a Festa da Jabuticaba. A dispersão dos frutos é feita pela fauna, incluindo aves.

As sementes da jabuticabeira podem ser plantadas com a polpa, mas, para armazená-las, é necessário despolpá-las em água corrente e deixar secar a sombra. No Brasil, podem-se encontrar jabuticabeiras em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As jabuticabeiras são muito usadas no paisagismo e na ecologia (atrai avifauna). O cultivo de jabuticabeiras em enxertos é mais simples que desde a semente. A planta enxertada requer manutenção cuidadosa.

É preciso manter a terra sempre úmida, regada constantemente e podar os ramos baixos. Na entre-safra é necessário escovar as jabuticabeiras em seu troco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas.

Para manter úmido o solo, onde a jabuticabeira foi plantada, uma dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, bem pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos.

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *